Métodos de pagamento do ticket de estacionamento
Aplicação Via Verde Estacionar
Faça o download da App Via Verde Estacionar e estacione sem complicações. Se estacionar à superfície, através da App pode fazer a gestão de pagamentos, prolongar o tempo de estacionamento e localizar o seu veículo. No estacionamento em parques, utilize o seu identificador para efetuar o pagamento.
Moedas
Pode efetuar o pagamento do seu ticket através dos diversos parquímetros instalados nos locais de estacionamento ESSE.
Recebeu um aviso de pagamento?
A ESSE coloca um aviso de pagamento no vidro frontal do seu veículo no caso de não ter sido pago o valor correspondente ao estacionamento.
Trata-se do valor que pagaria se deixasse o carro estacionado naquele local durante um dia completo, subtraindo o valor já pago.
Como pagar os avisos?
1 · Através do Multibanco, seguindo a informação da entidade e referência presentes no aviso de pagamento.
2 · Através de Payshop, onde apenas necessita de apresentar o seu aviso de pagamento num Agente Payshop e proceder ao respetivo pagamento. Pode consultar a localização dos agentes Payshop aqui: www.payshop.pt/agentes
3 · Diretamente numa das lojas ESSE:
Loja Espinho
-
Rua 34, nº636
4500 Espinho -
(+351) 911 111 582**
Loja Gondomar
-
Rua 25 de Abril, 326/B loja 105
4420-356 Gondomar -
(+351) 224 641 280*
(+351) 937 012 669**
Loja Santo Tirso
-
Rua Prof. Pires Fernandes, nº 73,
4780-532 Santo Tirso -
(+351) 252 866 230*
* chamada para a rede fixa nacional
** chamada para a rede móvel nacional
Loja VRSA
-
Rua 5 de Outubro
Urbanização Horta das Meninas, Lote 11, Loja B,
8900-307 Vila Real de Santo António -
(+351) 938 690 070** · (+351) 938 690 075** (disponível de 1.06 a 15.09)
Pedidos de fatura:
Nos termos do artigo 40.º, n.º 5, al. b) do Código do IVA, o ticket retirado dos parcómetros equivale à emissão de fatura, pelo que basta preencher manualmente o NIF no verso do ticket!
Quanto ao pagamento de avisos afixados nos veículos e de liquidações recebidas por carta, pode pedir a emissão de fatura nas nossas lojas ou em taxas.esse.pt, no prazo máximo de 5 dias após o pagamento.
E se não pagar um Aviso de Pagamento?
Os avisos representam uma liquidação de taxa de estacionamento público feita pela ESSE em virtude da falta de pagamento devido no parcómetro.
A falta de pagamento da taxa de estacionamento liquidada por nós dá origem a uma taxa máxima correspondente ao valor que pagaria se deixasse o carro estacionado naquele local durante um dia completo, subtraindo o valor já pago.
Caso a liquidação efetuada por nós não seja paga no prazo máximo definido no aviso, será enviada uma nova notificação para a residência, com o valor do aviso, acrescido de juros de mora e custos administrativos. A falta de pagamento da taxa notificada por carta implica ainda, segundo a legislação aplicável (artigo 148.º do Código de Procedimento e Processo Tributário e artigo 12.º do Regime Geral das Taxas das Autarquias Locais), a cobrança através de processo de execução fiscal.
Além do valor máximo, o condutor incorre numa contraordenação punível com coima de 30€ a 150€, nos termos do Código da Estrada, cuja competência para fiscalização, instrução e decisão cabe à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.
Como saber se tenho Avisos de Pagamento em atraso?
Para saber se tem taxas de estacionamento em atraso, visite taxas.esse.pt, ligue-nos para o número (+351) 253 304 060 ou dirija-se a uma das nossas lojas.